terça-feira, 20 de novembro de 2012

Marcha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra


A Marcha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra já é um símbolo do Movimento Negro Capixaba. Ela é realizada no Dia da Consciência Negra, 20 de Novembro, relembrando a imortalidade de Zumbi dos Palmares e pautando os problemas contemporâneos vividos pelo povo negro.

Por meio da Marcha, o FEJUNES consegue mobilizar jovens de diversos bairros, municípios e regiões do estado, principalmente estudantes de escolas localizadas nas comunidades mais estigmatizadas.

Além disso, a Marcha já conta com o apoio de vários segmentos do movimento social capixaba e com a participação expressiva do movimento negro.

O Minha Ufes Minha Casa, entede que o debate etnico racial não está descolado do debate por assistência estudantil e  permanência na universidade,   esse debate é muito importante para o movimento estudantil por entendermos que esses jovens negros e  pobres  que estão ingressando na universidade  tenham o direito de permanência e de conclusão do curso, e que não se repita dentro da universidade , a exclusão histórica que esses descentes de Zumbi dos Palmares vem sofrendo.

Fonte: Fórum Estadual da Juventude Negra

Nenhum comentário:

Postar um comentário