terça-feira, 27 de novembro de 2012

COM MUITO ATRASO MAS SAIU!!!
Saiu a "resposta" oficial da reitoria sobre as propostas do Minha UFES, Minha Casa.
Segue o resumo da resposta, logo mais digitalizaremos o documento completo.




Resumo da resposta da reitoria sobre as propostas do Mov. Minha UFES, Minha Casa.
Apenas no dia 12 de novembro (mais de um mês depois de protocolada a proposta oficial) recebemos a resposta da reitoria. Segue o resumo das propostas e das respostas de cada item:
1-      “O Prédio do CT VI foi desocupado pela Petrobrás e o Catetinho-COPES, sejam disponibilizados para a instalação da Moradia provisória”.
Em resposta a reitoria disse que consultará a Direção do CT sobre a atual utilização do Prédio do CT VI, sobre o Catetinho-COPES, alegou ser de interesse da universidade que o mesmo permaneça no Campus Universitário, mas destacou que a prioridade para o uso dos prédios em desuso ou em fase de desocupação é dos Centros de Ensino que cederam tais espaços. (Apesar de sabermos que desejos específicos de Centros não podem ser tidos como prioridade se comparados às necessidades de uma parcela da comunidade universitária que vem crescendo a cada ano devido à politica de cotas adotada pela Universidade, os estudantes carentes).
2-      “Solicitamos que a Universidade destine prioritariamente a entrada de recursos de capital para a construção da Moradia Estudantil”
A proposta será levada ao Conselho Universitário.
3-      “A Criação de um GT sobre moradia estudantil que terá como função realizar o ajuste atual do projeto de moradia existente, com início dia 5 de novembro de 2012 e término dia 06 de maio de 2013, o GT deve ser paritário e com a participação dos integrantes do Mov. Minha UFES, Minha Casa.”
Será criada uma Comissão formada por representantes dos estudantes que recebem auxílios do Programa de Assistência Estudantil, com o intuito de viabilizar e discutir propostas que atendam às necessidades dos beneficiados pelos auxílios. (Entretanto até o presente momento nenhuma comissão foi criada e nada foi discutido)
4-      “Que a Reitoria promova a captação de recursos junto ao Gov. do Estado e aos municípios para a construção da Moradia Estudantil”
A Reitoria afirma que já fez tal pedido e que continua buscando recursos. (Sendo a única Universidade do Estado é de se estranhar que não possa haver nenhum incentivo sequer para algo de tamanha importância)
5-      “Que seja aberta uma sindicância para avaliação do uso inadequado das edificações da UFES. Que a sindicância seja composta de forma paritária e que os integrantes do Mov. Minha UFES, Minha Casa façam parte da sindicância.”
A resposta foi que para ser aberta a sindicância deve ser dito precisamente quais prédios devem ser apurados e ressalta que a formação da sindicância segue normas próprias quanto a sua formação.
Em nota a Reitoria ainda afirmou que já solicitou ao MEC R$ 30.000.000 (trinta milhões de reais) para serem aplicados entre 2013 a 2015 para a construção de moradias estudantis nos campi de Alegre, São Mateus e Goiabeiras respectivamente. (Sobre a solicitação já foi afirmado que o recurso para 2013 não virá)
Disse também que já foram tomadas as providencias necessárias para que o auxílio moradia seja concedido pelo período de 12 meses (ao invés de 10 meses como é feito até então) e que o auxílio transporte seja concedido aos estudantes que residem a até 3 quilômetros de distancia da universidade, e não mais apenas para quem mora a mais de 7 quilômetros da UFES. (Apesar de não aceitarmos a esmola de 200 reais, que até o momento não será reajustada e que já foi mostrado ser insuficiente para o estudante baixa-renda, e de sabermos que o essencial seria MORAR na universidade ao invés de ter que depender do precário transporte público, temos claramente duas vitórias do Movimento Minha Ufes, Minha Casa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário